Instituto Pensar - Por%20que%20o%20design%20thinking%20n%C3%A3o%20resolve%20todos%20os%20seus%20problemas%20de%20inova%C3%A7%C3%A3o

Por que o design thinking não resolve todos os seus problemas de inovação

por Amantha Imber em 09/07/2018.

Decidir qual processo de inovação usar é apenas o primeiro passo.

Nos últimos dois anos, o design thinking tornou-se uma das palavras-chave mais comuns da inovação e, portanto, tornou-se uma panacéia para "fazer" inovações. A realidade, no entanto, está longe da verdade.

O design thinking é um processo que ajuda as pessoas a encontrar uma solução para um problema do cliente. A empatia do cliente é fundamental e, em um mundo ideal, o processo leva a uma solução que é desejável (para os clientes), viável (para construir) e viável (financeiramente) para ser criada.

O que o design thinking não lhe dá ou ensina são todos os outros ingredientes necessários para um programa de inovação de sucesso. Aqui estão algumas coisas específicas sobre as quais você ainda precisa pensar se estiver investindo em inovação dentro de sua organização.

O design thinking não cria uma cultura de inovação.

Embora um programa de treinamento de pensamento de design decente deva deixar as pessoas se sentindo energizadas, se você não criou uma cultura onde a inovação prospera, qualquer tipo de treinamento logo será esquecido.

Reserve um tempo para entender os impulsionadores mais importantes de uma cultura de inovação , que inclui elementos como a coesão entre os funcionários, o debate de diferentes ideias e perspectivas sendo encorajadas e o fracasso não sendo visto como uma palavra suja.

O design thinking não lhe dará tempo e orçamento.

Não importa qual metodologia de inovação você adote, você precisará ter um plano de como anexar recursos à inovação. Isso inclui tempo e dinheiro.

Muitas organizações cometem o erro de anunciar que estão "fazendo" o pensamento de design, mas não conseguiram tempo na semana das pessoas para que elas trabalhassem em projetos de inovação. Da mesma forma, os líderes podem falar sobre o design thinking, mas, a menos que haja um orçamento dedicado a ele, nada acontecerá.

O design thinking não fornecerá uma estratégia de inovação.

Embora o design thinking lhe ensine como ter empatia por seus clientes, ele não ditará a estratégia de inovação de sua organização. Antes de usar o design thinking (ou qualquer processo de inovação), primeiro você precisa ter uma estratégia de crescimento clara que inclua áreas de foco ricas para a inovação. Depois de conhecer os territórios nos quais sua empresa deseja inovar, você pode adotar diversas metodologias de inovação para obter soluções eficazes com foco no cliente.

Por exemplo, decidir em quais mercados expandir, novos segmentos de clientes a serem segmentados e categorias adicionais a serem exploradas, são todas decisões estratégicas que precisam ser tomadas antes de se trabalhar em um processo de design thinking.

O design thinking não vai atrapalhar sua empresa.

Assim como o design thinking não vai escrever uma estratégia de inovação para você, ele não vai atrapalhar seus negócios. Em vez disso, familiarize-se com o trabalho do professor Clayton Christensen da Harvard Business School em inovação disruptiva para entender como equilibrar os principais esforços de inovação com aqueles que são mais prejudiciais.

Além disso, a dupla transformação do parceiro sênior da Innosight, Scott Anthony, é uma abordagem muito útil para entender como proteger e construir o núcleo do seu negócio e, ao mesmo tempo, posicionar sua organização para o crescimento futuro.

O design thinking não irá motivar sua equipe a inovar.

Em última análise, você pode usar as melhores metodologias do mundo, mas, a menos que a equipe realmente queira inovar, nada vai acontecer.

Voltar ao básico e garantir que a sua organização tem um propósito claro e motivador, que você está projetando o trabalho de uma forma que dá às pessoas uma noção clara do progresso , e que os projectos que o pessoal trabalhar em são adequadamente desafiador e dar-lhes uma chance de dominar novas habilidades. Só então a inovação poderá prosperar em sua organização.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: