Instituto Pensar - Smartphones%20devem%20ser%20banidos%20no%20ensino%20prim%C3%A1rio

Smartphones devem ser banidos no ensino primário

por Jordan Baker 28/05/2018 - Foto: Jake Michaels / The New York Times

Os smartphones devem ser banidos no ensino primário e as escolas secundárias devem "agir rapidamente" para ensinar a autodisciplina tecnológica para conter os danos que estão causando ao aprendizado das crianças, adverte Pasi Sahlberg, especialista em educação finlandês de renome mundial.

Sahlberg, que se unirá à Universidade de New South Wales como professor de educação este ano, disse que os smartphones distraem os alunos da leitura, do trabalho relacionado à escola, da atividade física e do sono de alta qualidade.

Ele acreditava que a distração relacionada ao smartphone é uma das principais razões pelas quais a Austrália e países semelhantes estão deslizando no ranking do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA).

"Escolas em todos os lugares precisam reagir muito rapidamente para lidar com a questão do smartphone", disse ele.

"Smartphones não pertencem [em] escolas primárias ou crianças menores de 12 anos. Por uma questão de justiça e equidade, [proibi-los nos primeiros anos] seria a melhor coisa a fazer."

O ministro da Educação, Rob Stokes, disse que algumas escolas primárias já estavam proibindo o acesso a smartphones para fins não-educacionais, uma medida que ele apoiou.

Mesmo no caso de estudantes do ensino médio, a premissa básica deve ser a de que não há papel para smartphones dentro do portão da escola, a menos que o dispositivo seja necessário por razões acadêmicas", disse ele.

O presidente da Federação de Professores, Maurie Mulheron, disse que os smartphones estão dominando a vida dos estudantes "em um grau extraordinário".

"Eles nunca têm a chance de sair da escola ou de se relacionar com as pessoas na escola", disse ele. "Eles estão psicologicamente e emocionalmente conectados a esses dispositivos - os adultos também, mas para as crianças é particularmente poderoso.

"Quer proibamos ou limitamos ou educamos, e como fazemos isso, esse é o terreno mais difícil."
Sahlberg disse que uma proibição completa no ensino médio é difícil, porque os estudantes não conhecem o mundo sem tecnologia.

Em vez disso, cada escola deve descobrir a melhor maneira de ensinar seus alunos a exercitar o autocontrole em torno de seus telefones. "Devemos ensinar a todas as crianças o uso seguro, inteligente e responsável da tecnologia", disse Sahlberg. "Toda escola à sua maneira."

Chris Presland, presidente da NSW Secondary Principals Association, concordou que a proibição era impraticável no ensino médio e que a educação era a chave, embora ensinar os alunos a exercitar restrições fosse difícil, pois muitos adultos também lutavam contra isso.

"É mais sobre como você os usa com sucesso - isso não quer dizer que não haja sérias preocupações sobre os problemas que os telefones celulares causam na escola", disse ele.

"Em áreas de baixa renda, às vezes o celular é a única tecnologia que as crianças têm. É uma questão de tentar tomar o lado bom sem jogar tudo fora."

O declínio da Austrália no ranking do PISA desde 2000 levou a um intenso debate sobre financiamento escolar e política educacional. A Finlândia, país de origem do Dr. Sahlberg, é considerado por muitos como tendo as melhores escolas do mundo, mas também recentemente caiu, assim como países semelhantes como a Nova Zelândia, Canadá e Coréia do Sul.

Sahlberg disse que cada país tem seus próprios problemas, mas todos têm um em comum.

"Esse desafio comum é que em 2011 ou 2012 nesses países a maioria dos adolescentes carregava smartphones em seus bolsos e, como conseqüência, o tempo que os jovens (eu estou pensando especialmente de 12 a 16 anos) passam assistindo diariamente dispositivos digitais "telas explodiram", disse ele.

"O tempo de tela e as conseqüências inconvenientes - psicológicas, sociais e físicas - afetaram o aprendizado dos alunos nas escolas, especialmente leitura, matemática e ciências, que exigem concentração, atenção e perseverança para se sair bem."

Sahlberg reconhece que o declínio do PISA na Austrália começou antes dos smartphones, mas disse que as crianças tinham acesso à tecnologia mais cedo do que isso. Provavelmente, havia outros fatores, como confiança em testes padronizados e fé indevida no potencial da tecnologia.

Ele acredita que a Austrália deve se concentrar na saúde e no bem-estar geral dos alunos se quiser transformar seu desempenho no PISA. "Se a saúde e o bem-estar das crianças continuarem a piorar, será muito difícil recuperar os resultados do PISA em um caminho de crescimento."

Phil Seymour, da Associação dos Diretores da Primária, disse que os celulares não estão causando problemas notáveis ​​entre as crianças mais novas.

Algumas escolas pedem que os alunos as deixem no escritório, mas outras permitiram que elas aprendessem com uma política BYOD (Bring Your Own Device, traga seu próprio dispositivo).

"Eu não sei se temos os problemas no playground que as crianças do ensino médio têm", disse ele.
Em NSW, as escolas definem sua própria política de smartphone. O ministro federal da Educação, Simon Birmingham, recentemente pediu a proibição de smartphones nas salas de aula, dizendo que eles eram uma distração das aulas e uma plataforma para o bullying.

O Dr. Sahlberg está na Austrália para discutir o recente relatório Gonski 2.0 em excelência em educação com seu colega professor de educação da UNSW, ex-ministro da Educação de NSW, Adrian Piccoli, no campus de Kensington, na noite de terça-feira.

Ele disse que o foco do relatório, divulgado em abril, sobre o aprendizado individual, "desviado" da pesquisa internacional sugere que os educadores devem se concentrar na qualidade do grupo antes da qualidade individual e da reforma sistêmica.

"O verdadeiro desafio será como essas recomendações são concebidas e perseguidas como um todo coerente e não como mudanças fragmentadas", disse ele.

Quando a família do Dr. Sahlberg se mudar para cá no final do ano, quando ele começar seu trabalho na UNSW, ele vai matricular seus filhos na escola pública local. "Não vamos nos preocupar com as pontuações do NAPLAN e esperamos que a escola onde eles estarão em Sydney também não se preocupe", disse ele.

"Nós estaríamos olhando principalmente como a escola ... os ajuda a crescer com os outros respeitando as diferenças individuais, e o que a escola faz para ajudar todas as crianças a encontrar sua paixão", disse ele.

Publicado por: Sydney_Morning_Herald



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: