Instituto Pensar - Banco%20ICICI%20Abre%20Centros%20de%20Inova%C3%A7%C3%A3o%20para%20Startups%20para%20Liderar%20Laborat%C3%B3rios%20de%20Inova%C3%A7%C3%A3o

Banco ICICI Abre Centros de Inovação para Startups para Liderar Laboratórios de Inovação

por Bhumika Khatri 28/05/2018

O banco do setor privado de 24 anos, o ICICI Bank, decidiu ampliar seu jogo no crescente espaço de tecnologia financeira do país.  O relatório de financiamento de startups indianas Inc42 DataLabs 2017 revelou que as startups indianas de fintech receberam US $ 3,01 bilhões em 111 negócios em 2017 . Em tal ambiente, o banco ICICI identificou a necessidade de renovar sua estrutura para competir com o espaço de fintech cada vez mais competitivo.

Para isso, o ICICI Bank criou Centros de Inovação e Laboratórios com objetivos separados, mas com o mesmo objetivo: avançar antes da concorrência.

Falando com a Inc42 , B. Madhivanan, Executivo do Grupo e Diretor de Tecnologia e Digital do ICICI Bank, disse: "Devido à enorme perturbação que está acontecendo por causa das empresas de tecnologia e fintech, como Google, WhatsApp, etc., entrando em áreas adjacentes de bancos como pagamentos, facilitando empréstimos, etc. Flipkart e Amazon querendo fazer as coisas, há uma necessidade de reinvistamento constante de serviços bancários, financeiros, etc. isso está sendo continuamente redefinido."

A empresa decidiu, portanto, abordar esse cenário de mudanças drásticas sem abrir mão de sua vantagem de escala, sistemas antigos e oportunidades de transformação. Para isso, o Banco criou o Innovation Labs, que será liderado por Rohan Angrish, ex-Capital Float CTO.

Sob o Innovation Labs, uma equipe de 20-25 membros trará uma infraestrutura abrangente e trabalhará tanto em problemas conhecidos como em novas oportunidades. É um experimento para o banco e verá como será nos próximos nove a 18 meses.

Centros De Inovação Para Impulsionar Startups

Em seguida, o banco criou Centros de Inovação em Mumbai e Hyderabad , onde eles estão constantemente à procura da próxima melhor ideia com a qual os bons empreendedores estão saindo.

Madhivanan compartilha que essas idéias podem ser qualquer coisa que vão desde Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Empréstimos ou P2P a qualquer novo mecanismo de pagamento.

Para isso, o banco executa um programa 'Demo Day' trimestralmente, no qual eles decidem um tema e depois convidam as empresas que trabalham no domínio para demonstrar sua ideia.

A única condição que o banco tem aqui é que não pode ser apenas uma ideia, mas deve ter uma Prova de Conceito funcional. Seja uma empresa grande, pequena ou em fase de crescimento, se resolve o problema existente do banco ou abre uma nova oportunidade, o banco faz parceria com eles para integrar o serviço em sua tecnologia principal.

Para isso, o banco tem seu corpus de US $ 14,83 milhões (INR 100 Cr) . Se o banco acha a ideia suficientemente interessante para além da parceria, também investe na empresa que assume o capital.

O banco já usou $ 5,93 milhões (INR 40 Cr) deste corpus para investir em algumas startups.

Madhivanan esclarece que "A intenção não é agir como um fundo de capital de risco, mas a intenção é mais facilitar aqueles que têm idéias muito boas, protótipos e como podemos ampliá-lo e construí-lo".

Para explicar melhor, Madhivanan compartilhou que o banco fez parceria com Signzy, FingPay e Arteria entre vários outros.

Assim, mesmo que a Signzy, com sua solução de integração digital, seja útil para o banco, eles acabaram de se associar à empresa sem investir neles.

A Signzy usa uma combinação de Inteligência Artificial e blockchain para garantir que a conformidade digital seja conveniente e segura. A plataforma de tecnologia proprietária da Signzy simplifica o processo KYC, executa verificações de antecedentes nos clientes, detecta fraudes, reduz riscos e fornece sistemas de gerenciamento de contratos.

O  banco ICICI tomou 9,9% de participação no FingPay e 19,9% de participação na Arteria.

O FingPay permite a integração de comerciantes usando verificação de eKYC, PAN e IMPS. Os tapits fornecem aos comerciantes uma solução de pagamento que engloba pagamentos, liquidação, reconciliação, relatórios MIS, autointegração e segurança.

A Arteria fornece soluções de cadeia de suprimentos e serviços de integração de pagamento para OEMs e sua rede de cadeia de suprimentos. Seus produtos e soluções são usados ​​por muitos OEMs e sua rede de cerca de 100.000 fornecedores ou revendedores em setores verticais do setor , como automotivo, FMCG, bens duráveis ​​de consumo, etc.

Além disso, nos Centros de Inovação surge uma questão importante: por que não abrir o Centro em Bengaluru, que é o centro de operações na Índia?

Madhivanan compartilhou: "Bengaluru já está lotado, existem vários aceleradores e espaços de trabalho. Então, em vez de abrir mais uma vez, nos ligamos a aceleradores locais ."

Além dos hackathons e de outras oportunidades que o banco abriga por conta própria, ele se ligou a aceleradores e outros locais de trabalho comuns em que eles tentam construir as startups. Ele acredita que tanto Bengaluru quanto Delhi têm esse potencial.

Ele compartilhou que eles começaram de Mumbai porque é onde eles são baseados e eles consideram Mumbai como a capital financeira.

Além disso, em Hyderabad, o Centro de Inovação está dentro do escritório do Banco, e é isso que o Banco está alavancando para encorajar sua própria equipe. Então, se algum funcionário do ICICI Bank tiver uma ideia, o banco a facilitará através do centro de inovação.

Comentando sobre a escalabilidade da tecnologia, Madhivanan compartilha que "não importa qual tecnologia você está alavancando, as pessoas estão percebendo que uma nova tecnologia que tem um ângulo financeiro para ela obtém maior escalabilidade".

Ele também acredita que o fintech não é muito abrangente. Segundo Madhivanan, suas áreas mais promissoras são pagamentos e empréstimos. Com isso, o banco acredita que há alta probabilidade de colaborar e coexistir com eles.

Outros Bancos Em Alta Nas Startups Indianas

Recentemente, o Kotak Mahindra Bank, sediado em Mumbai , em associação com a NASSCOM, lançou uma nova plataforma colaborativa para startups, com foco especial em startups de fintech.

Como parte do programa, startups selecionadas no programa terão acesso a orientação, bem como a chance de trabalhar com o Laboratório de Inovação da Kotak . Além disso, eles terão a oportunidade de um lançamento piloto. No início de agosto de 2016, o Kotak Mahindra Bank lançou um 'Laboratório de Inovação' em Bengaluru, voltado para auxiliar as startups de fintech através de orientação e financiamento.

Além disso, o YES Bank continuou a lançar seus programas de aceleração com a recente segunda coorte de seu acelerador de startup de tecnologia financeira , YES FINTECH . No início de dezembro de 2015, em colaboração com o instituto de software de pesquisa iSPIRT , também lançou uma loja de aplicativos de tecnologia financeira para startups indianas no setor de tecnologia financeira.

Além disso, temos o HDFC Bank, que lançou um fundo de startup com um corpus inicial de US $ 25 milhões a US $ 30 milhões , destinado a ajudar novas empresas promissoras a levantar capital. O banco já trabalhou com mais de 150 startups em todo o país. Nos próximos anos, o HDFC Bank lançará as SmartUp Zones em 65 de suas filiais em 30 cidades , incluindo cidades de nível II e nível II.

Com bancos privados como o ICICI Bank dando continuidade ao seu compromisso com startups e identificando o crescente espaço de fintech indiano, as startups têm um enorme crescimento à espera da próxima melhor ideia no espaço.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: