Instituto Pensar - Qual%20%C3%A9%20o%20seu%20DNA%20de%20pensamento%20criativo

Qual é o seu DNA de pensamento criativo?

por Randy Herbertson 19/04/2018

Alguns anos atrás, tive a sorte de receber algum coaching executivo enquanto ocupava uma posição criativa sênior em uma grande rede de agências. Um dos principais objetivos das sessões de coaching era aprimorar minhas habilidades como gerente de criação. Um pequeno exercício simples permaneceu comigo até hoje - e moldou a maneira como eu entrevisto e avalio os candidatos, influenciou o modo como ganho a melhor direção criativa dos clientes e impacta na maneira como interajo com outros profissionais criativos. Eu venho a chamar isso de "DNA do pensamento criativo".

Começa com duas perguntas curtas e cada uma não tem resposta certa ou errada. As respostas a esses índices de formulário ajudam-me a entender o modo como a mente criativa de alguém funciona e como podem trabalhar com os outros. Enquanto a vida e suas demandas podem nos forçar a usar adaptativamente os estilos opostos à nossa zona de conforto, a maioria das pessoas tem respostas distintas para essas duas perguntas quando pensam em como realmente se sentem.

1. Quando você se encontra em uma sessão de brainstorming com outras pessoas ou acaba de ser desafiado a apresentar uma nova ideia, o que acontece?

A. Você quase imediatamente apresenta idéias - geralmente visões amplas. Você não tem todos os detalhes trabalhados e essas idéias podem ser fugazes.

B. Você tende a ouvir e dedicar algum tempo para desenvolver suas ideias. Eles geralmente se juntam em pedaços e você não tem certeza de onde eles vão acabar até que você esteja feito.

Se você respondeu "A", você é um processador rápido (FP).

Você é capaz de montar mentalmente peças de fundo rapidamente, o que pode parecer impressionante durante uma sessão de brainstorming. Você é um grande pensador. Provavelmente, você avaliará qualquer trabalho criativo dessa maneira primeiro, capturando a impressão geral antes de analisar os detalhes. No entanto, você provavelmente não é o melhor ouvinte porque o seu cérebro trabalha com overdrive, pensando na próxima coisa a dizer logo após o primeiro. Você também pode não lembrar de todas as suas ideias depois.

Como um processador rápido, você deve aprender a "desligar seu cérebro" em intervalos durante uma sessão de brainstorming para poder ouvir ativamente o que os outros contribuem. E quando surgem idéias, você deve escrevê-las rapidamente para não perdê-las.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: