Instituto Pensar - Inova%C3%A7%C3%A3o%20impulsionando%20o%20boom%20da%20Economia%20Criativa%20da%20Austr%C3%A1lia.

Inovação impulsionando o boom da Economia Criativa da Austrália.

20 de março de 2018

A imagem tradicional de artistas e outros criativos precisa de uma grande reformulação, de acordo com uma análise detalhada dos pesquisadores do Censo de 2016 da QUT.

  • Profissionais de software de conteúdo digital e criativo lideram a corrida salarial por criativos
  • Jornais e revistas encolhendo rapidamente à medida que as perspectivas de emprego
  • Vai digital ou enfrenta rua de luta artística

"A economia criativa está em melhor forma do que nunca, com empregos em serviços criativos crescendo a três vezes a taxa da força de trabalho total", disse o professor distinto da QUT, Stuart Cunningham, que liderou a pesquisa.

"O Censo de 2016 conta uma história de forte crescimento contínuo na economia criativa da Austrália. Nova análise do Censo e comparações com censos anteriores, desde 1986, mostram que, como parcela do emprego australiano, a força de trabalho criativa cresceu de 3,7% em 1986 para 5,5% em 2016.

"Os dados mais recentes mostram que quase 600.000 pessoas trabalham na economia criativa da Austrália, um termo que é mais amplo do que criativos empregados na produção cultural (cinema e radiodifusão, música e artes cênicas, editoras e artes visuais) e serviços criativos (propaganda e marketing, arquitetura e design, software criativo e conteúdo digital).

"Ele também inclui profissionais de suporte que trabalham nesses setores criativos, bem como criativos 'incorporados' que trabalham fora das indústrias criativas, em todo o restante da economia.

"A economia criativa é um setor intensivo em empregos. Imersa o talento humano em atividades significativas, criativas e bem remuneradas em uma escala que poucos outros setores podem oferecer. Está crescendo a uma taxa quase duas vezes maior que a da força de trabalho australiana como um todo e é muito provável que continue a crescer no futuro ".

O professor Cunningham citou um relatório recente do Reino Unido sobre o futuro do trabalho que prevê que as habilidades criativas são algumas das mais prováveis ​​de crescer em empregabilidade ( http://www.real-world-futures.qut.edu.au/The_future_of_employment.pdfhttps://www.nesta.org.uk/publications/future-skills-employment-2030 )

"A parte de serviços criativos da economia criativa é um setor altamente inovador, com novos empregos sendo criados para satisfazer novos tipos de atividade econômica. Software e conteúdo digital, além de novas formas de gerenciamento e marketing de mídia social, estão crescendo de forma especialmente robusta como destinos para talentos criativos ", disse ele.

"Nossa imagem geral de trabalhadores criativos como apenas sobreviventes não é confirmada no que podemos aprender com o Censo. No entanto, ainda é verdade que aqueles na música, nas artes cênicas e nas artes visuais ganham bem abaixo da renda média australiana - e sua situação relativa está estagnada ou se deteriorando.

"É também o caso de que a publicação (principalmente jornais e revistas) continuou sua espiral descendente como empregador.

"Por outro lado, o emprego em serviços criativos foi remunerado a uma taxa 30% maior do que a média australiana, com profissionais de software e conteúdo digital ganhando os maiores rendimentos de todo o setor".

Mais detalhes da pesquisa estão disponíveis no Centro de Pesquisa de Mídia Digital da QUT :

Economia criativa da Austrália: Ficha técnica 1 - Uma visão geral

Economia criativa da Austrália: Ficha 2, Produção cultural, serviços criativos e rendimento

A QUT faz parte de um grupo colaborativo nacional de cinco grandes universidades australianas que formam a ATN (Australian Technology Network of Universities).

Contato de mídia:

Amanda Weaver, QUT Media, 07 3138 9449, amanda.weaver@qut.edu.au

Depois do horário: Rose Trapnell, 0407 585 901, media@qut.edu.au

Fonte: https://www.qut.edu.au/institute-for-future-environments/about/news/news?news-id=128712




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: