Instituto Pensar - Autorreforma:%20Jos%C3%A9%20Horta%20%C3%A9%20convidado%20para%20live%20desta%20quarta%20(7)

Autorreforma: José Horta é convidado para live desta quarta (7)

por: Iara Vidal 


Nesta quarta-feira (7), às 16h, o Instituto Pensar e o Socialismo Criativo, em conjunto com o Partido Socialista Brasileiro (PSB), promovem a terceira transmissão para debater, no âmbito da Autorreforma do PSB, a "Revolução Brasileira no século XXI?. A discussão terá como referência a concepção do historiador Caio Prado Júnior. Para a live desta semana o convidado será o professor José Luiz Borges Horta.

Leia também: Elias Jabbour: a reindustrialização do Brasil pode passar pela China

Horta será entrevistado pelo presidente do do PSB Nacional, Carlos Siqueira, e pelo presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli. O debate será mediado pelo companheiro James Lews e será transmitido pelo Facebook do PSB e do Socialismo Criativo. Já participaram do ciclo de debates o economista Luiz Gonzaga Belluzo e o geógrafo Elias Jabbour.

Currículo de Jorge Horta

Horta tem graduação em Direito, mestrado em Direito Constitucional e doutorado em Filosofia do Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele é professor associado de Teoria do Estado na Faculdade de Direito da UFMG, membro suplente do Conselho Editorial da Editora universidade e da direção da Sociedade Hegel Brasileira (SHB).

O professor desenvolveu estudos pós-doutorais na Universitat de Barcelona (UB), na Catalunha e foi recebido como professor visitante (2010-2011). Tem experiência nas áreas de Teoria e Filosofia do Estado, História e Filosofia do Direito, Filosofia da História e Filosofia da Cultura, e lidera dois grupos de pesquisa: o Grupo de Pesquisa dos Seminários Hegelianos (UFMG) e o Grupo internacional de Pesquisa em Cultura, História e Estado (UFMG-UB).

Autorreforma do PSB e a revolução brasileira

Caio da Silva Prado Júnior foi um historiador, geógrafo, escritor, filósofo e político. Autor do livro "A revolução brasileira?, lançado em 1966, ele iniciou uma tradição historiográfica identificada com o marxismo, buscando uma explicação diferenciada da sociedade colonial brasileira.

"A teoria da revolução, para ser algo de efetivamente prático na condução dos fatos, será simplesmente ? mas não simplisticamente ? a interpretação da conjuntura presente e do processo histórico de que resulta. Processo esse que na sua projeção futura dará cabal resposta às questões pendentes. É nisso que consiste fundamentalmente o método dialético. Método de interpretação, e não receituário de fatos, dogma, enquadramento da evolução histórica dentro de esquemas abstratos preestabelecidos.?
Caio da Silva Prado Júnior



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: