Instituto Pensar - Autorreforma:%20Domingos%20Leonelli%20e%20Eliseu%20Gabriel%20debatem%20propostas%20do%20PSB

Autorreforma: Domingos Leonelli e Eliseu Gabriel debatem propostas do PSB

por: Eduardo Pinheiro


Com mediação do jornalista JJ, o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli, e presidente municipal do PSB São Paulo, professor Eliseu Gabriel, debateram a Autorreforma do PSB. Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira (5) teve início a uma série de debates sobre as propostas e os desafios que constituem a Autorreforma do PSB. Mediado pelo jornalista e presidente da comissão zona do PSB da Bela Vista, Jairo Junior, o coordenador do site Socialismo Criativo, Domingos Leonelli, que também integra a comissão redatora do documento, e o vereador e presidente municipal do PSB São Paulo, professor Eliseu Gabriel (PSB-SP), debateram a potencialidade do Brasil a partir dos parâmetros de um socialismo criativo e democrático.

Autorreforma do PSB em debate

Ao começar o debate, Gabriel introduziu o "plano de fundo? das propostas do PSB. Ele destacou o crescimento econômico do país entre 1930 e 1980 e ressaltou o protagonismo do Estado durante essas décadas. Na avaliação do vereador, após a recessão dos Estados Unidos, houve uma instrumentalização das instituições em prol do mercado.

"A partir dessa época começou a ter no Brasil uma campanha muito forte contra a presença do Estado na economia, houve então mudanças radicais, desde os juros altos as intervenções no fundo monetário internacional, e, principalmente, uma reunião que foi chamada Consenso de Washington, que determinou que os países passassem a fazer as privatizações das empresas públicas, tirando qualquer protagonismo do Estado no processo de desenvolvimento do país.?
Eliseu Gabriel

Desde que o protagonismo se voltou para o Mercado, o país anda para trás, ressaltou o Gabriel. Entre os motivos elencados, ele evidencia que a visão do Mercado é de curto prazo, enquanto a do Estado se manifesta a longo prazo.

Leonelli concordou com a análise do vereador. Ele enfatizou que durante os governos de esquerda desse período (governo do PT 2003 ? 2016) não foram realizadas reformas estruturais que configurassem um projeto nacional de desenvolvimento, como é proposto agora pelo PSB.

Socialismo criativo e democrático

Ao analisar a situação econômica do país, o presidente do Instituto Pensar frisou o incentivo ao comportamento de consumo e o pouco, ou quase nulo, estímulo para a produção. Baseado nisso, o PSB propõe o renascimento criativo na indústria e afirma: "Nós definimos o nosso socialismo como Socialismo Criativo?.

Leia também: Elias Jabbour: a reindustrialização do Brasil pode passar pela China

"Reconhecemos que o capitalismo nos últimos anos foi altamente criativo e só pode ser superado por um socialismo igualmente criativo.?
Domingos Leonelli

Ainda de acordo com Leonelli, o Socialismo Criativo pode ser visto como uma criação brasileira. Em sua estrutura, estão dois pilares essenciais: a revolução tecnológica e a democracia. Um dos objetivos desse socialismo é retirar a criatividade libertada das amarras provocada pelos sistemas monopolistas que caracterizam o capitalismo.

"A etapa da nossa revolução brasileira não é uma etapa socialista, não estamos lutando imediatamente por uma conquista socialista, estamos aplicando as nossas ideias socialistas, aplicando as nossas ideias do socialismo criativo, moderno, ao desenvolvimento capitalista brasileiro atual.?
Domingos Leonelli

Educação gratuita

Outro ponto reforçado por Leonelli durante o debate, é a proposta de um ensino básico e fundamental gratuito e moderno, com iniciação na robótica e programação.

"Nós propomos audaciosamente, abertamente e explicitamente, que haja um ensino básico e fundamental modernizado, com iniciação na robótica e programação, e que seja gratuita e igual para todos.?
Domingos Leonelli

O PSB defende a priorização de investimento em educação sob a
lógica do estímulo à pesquisa desde a educação básica. Defende igualmente,
o fortalecimento de programas de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento
de inovações e tecnologias que possam ? assim como os êxitos descritos
anteriormente ? propiciar a superação das desigualdades sociais e econômicas
que assolam a nação brasileira.

Livro 4 da Autorreforma do PSB

Petrobras

Para o professor Eliseu Gabriel, um dos maiores exemplos do extremismo do neoliberalismo que chega no Brasil é a situação atual da Petrobras, que atualmente se pauta no mercado internacional e foca nos acionistas em detrimento da soberania do País e dos próprios brasileiros.

Leia também: Refinaria da Petrobras na Bahia é vendida pela metade do preço

"A Petrobras é uma produção do povo brasileiro [?]. E agora o governo, já com essa febre do neoliberalismo, resolve achar que a Petrobras tem que ser interessante para os seus acionistas, para dar lucro na bolsa, na especulação de suas ações. Portanto, eles acham que a Petrobras só tem que prospectar petróleo.?
Eliseu Gabriel

Do ponto de vista econômico, o grande desafio da atividade mineradora

no Brasil é a agregação de valor, possível com uma industrialização moderna e

criativa, que possibilite sua inserção nas cadeias

globais de valor, mantendo a

soberania do País.

Livro 4 da Autorreforma do PSB

Empreendedorismo

Eliseu ainda destacou durante o debate uma das barreiras encontradas no desenvolvimento do Brasil é a falta de oportunidades para o empreendedor. "É importante ter mérito mas tem que ter oportunidades. O empreendedor tem que ter condições para mostrar o mérito dele?, afirmou. Para Leonelli, uma das saídas para esse problema é o estímulo a criatividade e ao desenvolvimento autônomo.

Deverá ser destacado e fortalecido o papel das mulheres,

dos negros e dos jovens, nas atividades ligadas à economia criativa e

ao empreendedorismo, especialmente pelo fato de que esses segmentos

propiciam mais oportunidade de desenvolvimento e emancipação do que

nas atividades tradicionais vinculadas ao comércio, indústria e agricultura

Tese 205 do livro 4 da Autorreforma do PSB

A felicidade como um direito

Para finalizar, Leonelli reforçou que o desenvolvimento proposto atende os desejos de liberdade e de bem estar da população e destaca o capítulo da Autorreforma sobre o direito da felicidade.

"O socialismo brasileiro, o socialismo criativo, vê a felicidade como um direito. Um direito que só será plenamente alcançado quando superarmos as principais contradições entre o capital e o trabalho, o capital e o meio ambiente?, afirmou.

Se a criatividade capitalista tem como objetivo principal

a ampliação do mercado e lucro, a criatividade socialista deve ter como

objetivos a ampliação, na sociedade, dos espaços de liberdade, o atendimento

das necessidades básicas e fundamentais, o bem-estar e a felicidade das

pessoas.

Tese 513 do livro 4 da Autorreforma do PSB

Acompanhe a live na íntegra aqui.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: