Instituto Pensar - Cachoeira e São Félix ganham o projeto Terreiros Criativos

Cachoeira e São Félix ganham o projeto Terreiros Criativos

Tribuna da Bahia, Salvador 05/03/2018.

O projeto integra o Programa de Fomento e Valorização dos Terreiros Patrimonializados e trabalha com três eixos - a educação, o turismo e a comunicação.

Os dez terreiros de candombl√© dos munic√≠pios de Cachoeira e S√£o F√©lix, no Rec√īncavo baiano, reconhecidos pelo Governo do Estado como Patrim√īnio Cultural da Bahia, passam a ser beneficiados pelo Projeto Terreiros Criativos, por meio de parceria entre as secretarias estaduais de Cultura (Secult) e do Turismo (Setur). O projeto integra o Programa de Fomento e Valoriza√ß√£o dos Terreiros Patrimonializados e trabalha com tr√™s eixos - a educa√ß√£o (capacita√ß√£o), o turismo (sinaliza√ß√£o) e a comunica√ß√£o (informa√ß√£o e impressos). A concep√ß√£o e desenvolvimento t√™m foco na Economia Criativa voltada √† cultura.
O p√ļblico alvo s√£o os integrantes dos 10 terreiros registrados pelo Ipac - ¬ĎAganj√ļ Did√™¬í (conhecido como ¬ĎIci Mim√≥¬í), ¬ĎViva Deus¬í, ¬ĎLobanekum¬í, ¬ĎLobanekum Filha¬í, ¬ĎOgod√≥ Dey¬í, ¬ĎIl√™ Ax√© Itayle¬í, ¬ĎHumpame Ayono Hunt√≥loji¬í e ¬ĎDendezeiro Incossi Mukumbi¬í, em Cachoeira, al√©m de ¬ĎRaiz de Ayr√°¬í e ¬ĎIle Ax√© Ogunj√°¬í, em S√£o F√©lix.
Os guias e condutores de turismo cadastrados em ambos os munic√≠pios podem participar. "Estamos refor√ßando o papel dos integrantes da Actup, no intuito de melhorar e incentivar o turismo na regi√£o circunvizinha a partir dos bens culturais existentes", diz Sim√£o. Nos cursos do projeto, ¬ĎTerreiros Criativos¬í ser√£o complementados ainda m√≥dulos sobre os monumentos hist√≥ricos e hist√≥ria do Rec√īncavo, al√©m de conceitos sobre arquitetura colonial e roteiriza√ß√£o tur√≠stica.

Sinaliza√ß√£o, campanha e impressos. 
Na √ļltima etapa do trabalho, os terreiros ganham sinaliza√ß√£o com identifica√ß√£o da historicidade, arquitetura e ¬Ďna√ß√£o¬í a que pertence, todos em tr√™s idiomas - portugu√™s, ingl√™s e espanhol. O sistema de sinaliza√ß√£o obedecer√° regras de padr√Ķes internacionais. Ainda na √°rea da comunica√ß√£o, ser√° desenvolvida campanha sobre turismo √©tnico e produzido material impresso sobre os terreiros com a hist√≥ria, origem e mapa de localiza√ß√£o.

Fonte na √≠ntegra: Tribuna
da Bahia, Salvador
.



0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: