Instituto Pensar - Minist%C3%A9rio%20da%20Cultura%20lan%C3%A7a%20portal%20

Ministério da Cultura lança portal #culturagerafuturo

Assessoria de Comunicação Ministério da Cultura 19.2.2018 - 11:00


O Ministério da Cultura lança, nesta segunda-feira (19), um espaço dedicado à economia criativa: o portal Cultura gera futuro. A iniciativa faz parte da campanha publicitária #culturagerafuturo, que busca mostrar como as atividades criativas e culturais são aspecto fundamental do desenvolvimento econômico e social do País. 
 
No site, internautas terão acesso a notícias, vídeos, galeria de fotos e a peças da campanha publicitária. O portal traz ainda cursos relacionados à economia criativa e agenda com principais eventos da área. O conteúdo também será divulgado nas redes sociais da campanha: Twitter, Facebook e Instagram.
 
A campanha, lançada em janeiro deste ano, evidencia o Brasil como um país vocacionado para as atividades criativas e culturais. Por meio de diferentes meios de comunicação, apresenta a Cultura como ativo que gera emprego, renda e inclusão social, além de ter um papel fundamental na promoção de um desenvolvimento mais justo e sustentável.
 
Força da Economia Criativa
 
Segundo estudo publicado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), as atividades criativas e culturais respondem por 2,64% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, colocando-se entre os 10 maiores setores econômicos do país, superando indústrias tradicionais. O setor envolve 200 mil empresas e instituições e gera cerca de um milhão de empregos diretos. Além disso, paga R$ 10,5 milhões de impostos por ano.
 
Nesse contexto, os mecanismos de fomento do setor cultural, especialmente a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual, assumem papel estratégico não apenas como propulsores do segmento criativo, mas como instrumentos de desenvolvimento econômico do País.
 
Ao longo de 26 anos de existência, a Lei Rouanet injetou cerca de R$ 16,5 bilhões na economia criativa e permitiu que diversas atividades culturais se concretizassem. Foram, mais precisamente, 50,4 mil projetos realizados de teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais, música, design, patrimônio cultural e festas populares, entre outros segmentos.

Curta, compartilhe e acompanhe:

Assessoria de Comunicação 
Ministério da Cultura

Fonte:  MinC



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: