Instituto Pensar - Futuras%20cidades:%20Impulsionando%20o%20crescimento%20atrav%C3%A9s%20da%20Economia%20Criativa

Futuras cidades: Impulsionando o crescimento através da Economia Criativa

Uma característica especial da Prudential Investment Management, produzida pela The Economist Intelligence Unit.

De um lado a outro do globo para o outro, um número crescente de cidades está emergindo como forças criativas graças aos crescentes setores de artes e cultura. Com base na força coletiva de suas indústrias criativas, essas cidades estão impulsionando novos negócios, estimulando a inovação, atraindo talentos e investimentos e, no processo, acelerando o desenvolvimento urbano e melhorando a qualidade de vida global para seus moradores. Embora nem todas as cidades possam assumir um papel de liderança no cenário global, um número notável está trabalhando para identificar os pontos fortes e características criativas que definem seu apelo e atraem a atenção.

Futuras cidades criativas. Uma visão instantânea de oito cidades com clusters criativos emergentes.

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
Localizado em Abu Dhabi, a Mesquita Sheikh Zayed apresenta vários estilos de arte islâmica e é uma atração principal da cidade. Como parte do seu quadro de política Visão 2030, Abu Dhabi está promovendo indústrias criativas e cultura para ajudar a diversificar sua economia do petróleo e solidificar sua posição como uma capital cultural regional. Exemplos de iniciativas incluem o desenvolvimento da Ilha Saadiyat, que se tornará o centro cultural de Abu Dhabi, e duas vezes a Abu Dhabi, uma zona de mídia isenta de impostos que pretende estabelecer a cidade como um centro regional para a indústria árabe de mídia e entretenimento.

Buenos Aires, Argentina
Mauricio Macri, o prefeito de Buenos Aires e um candidato presidencial de 2015, fez da promoção da economia criativa de sua cidade uma das características de seu mandato. O Distrito Audiovisual, estabelecido em 2012, oferece incentivos fiscais para a produção de filmes e televisão, com políticas similares que se estendem aos distritos emergentes de Artes e Design. Apesar das dificuldades econômicas persistentes a nível nacional, a cidade está preparada para continuar cultivando talentos e empreendedorismo nas indústrias criativas.

Dublim, Irlanda
Após a crise econômica de 2008, a cidade de Dublin colocou maior ênfase no desenvolvimento de suas indústrias criativas para ajudar a revitalizar a economia. O conselho da cidade estabeleceu planos políticos para cultivar as artes e promover o turismo. Enquanto isso, as regulamentações fiscais favoráveis ​​a negócios a nível nacional foram fundamentais para atrair gigantes da tecnologia dos EUA, como o Google e o Facebook, bem como investimentos estrangeiros em filmes e televisão.

Quioto, Japão
Como o centro cultural do Japão há mais de 1.000 anos, Kyoto é amplamente conhecido por seus belos templos, santuários e distritos históricos. Mas contra este cenário tradicional japonês, uma cena artística emergente também está crescendo e complementando as ofertas da cidade. Já um importante destino turístico, o Kyoto se beneficia dessa fusão antiga e nova como uma dimensão adicional à paisagem da cidade. Existe também uma forte oferta de talentos criativos, dada a proximidade de universidades e instituições acadêmicas nas proximidades.

Lagos, Nigéria
A indústria cinematográfica da Nigéria, denominada "Nollywood" e com sede em Lagos, produz cerca de 200 recursos completos por mês. Filmado em câmeras digitais de baixo custo e distribuído em grande parte através de redes informais, as produções cativam o público em todo o continente e lideram muitos atores aspirantes ao centro de cinema da cidade, o distrito de Surulere. A formalização da indústria está em andamento e a distribuição global para a diáspora africana no exterior é agora possível através da transmissão por satélite.

Qingdao, China
A economia criativa deve crescer na cidade costeira chinesa de Qingdao. Em 2013, o grupo Dalian Wanda da China revelou planos para desenvolver a Qingdao Oriental Movie Metropolis, um extenso complexo de instalações de produção que visa atrair cineastas estrangeiros. O Festival Internacional de Cinema de Qingdao está previsto para estrear em 2017, e também em desenvolvimento é a Wanda Cultural Tourism City, com hotéis e parques de diversões criados para rivalizar com o Walt Disney World.

Varsóvia, Polônia
Já o centro de mídia nacional da Polônia, Varsóvia hospeda outras indústrias criativas, como publicidade e arquitetura. Como parte do seu programa Innovation Warsaw 2020, a cidade incentivou cada vez mais o empreendedorismo em sua economia criativa. Um edifício do Centro de Criatividade está planejado para 2016 como um espaço de escritório, conferência e exposição para indústrias criativas. Além disso, em junho de 2014, o Google anunciou que iria estabelecer um Campus for Empreendedores em Varsóvia, adicionando a cidade a uma pequena lista de seis que hospedam ou planejam hospedar os centros da comunidade start-up do Google.

Wellington, Nova Zelândia
Desde a década de 1980, o Conselho Municipal de Wellington realizou esforços coordenados para apoiar a economia criativa da cidade. A indústria cinematográfica ganhou especial destaque através da série Lord of the Rings , que foi filmada em torno da Nova Zelândia, posicionando a cidade como um destino turístico e eventos relacionados ao cinema. As mídias digitais locais e as empresas de produção, como a Weta Digital, também ajudam a aumentar a estatura da cidade e a promover o emprego.

The Economist Group © 2015 The Economist Intelligence Unit Limited. Todos os direitos reservado



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: