Instituto Pensar - Campus Party Brasil 2018 supera todas as expectativas

Campus Party Brasil 2018 supera todas as expectativas


Por Cristhian Raphael -  4 de Fevereiro de 2018

A décima primeira edição da Campus Party Brasil chega ao final, depois de mais de 750 horas de atividades, ostentando grandes resultados: doze mil campuseiros, sendo 8 mil acampados, e mais de 130 mil pessoas presentes na Open Campus, o espaço gratuito do evento, nos seus quatro dias de funcionamento.

Grandes nomes passaram pelos nove palcos do evento nessa edi√ß√£o: Don Tapscott, o papa do Blockchain; o neurocientista Greg Gage e suas baratas cyborgs; Mitch Altman, hacker conhecido por ter inventado o TV-B-Gone, um chaveiro que desliga as TVs em locais p√ļblicos; Sharron McPherson, diretora fundadora do cons√≥rcio Women in Infrastructure Development & Energy (WINDE); Salvador Bayarri, f√≠sico e escritor de fic√ß√£o cient√≠fica; e o cartunista criador da Turma da M√īnica, Mauricio de Sousa.

Aumento do n√ļmero de campuseiras
Um dos grandes destaques dessa edi√ß√£o foi o aumento da presen√ßa feminina no evento. Elas representaram 43% do p√ļblico presente ¬Ė em 2015, eram apenas 27% representando este p√ļblico. O n√ļmero de palestrantes mulheres tamb√©m aumentou. "Dobramos o n√ļmero de palestrantes mulheres e acreditamos que essa √© uma tend√™ncia sem volta. Como organiza√ß√£o, buscamos estimular esse crescimento da participa√ß√£o feminina no universo da tecnologia, trazendo refer√™ncias que possam inspirar as novas gera√ß√Ķes", complementa Tonico Novaes.

Recorde de p√ļblico na Open Campus
A presen√ßa massiva do p√ļblico nos quatro dias de funcionamento da Open Campus, espa√ßo de atividades gratuitas da Campus Party, superou todas as expectativas. Ao todo, mais de 130 mil pessoas passaram pelo espa√ßo e puderam conhecer e interagir com projetos e iniciativas na √°rea de Educa√ß√£o; acompanhar uma exposi√ß√£o de projetos culturais ligados √† √°rea de tecnologia e rob√≥tica; brincar com diversos simuladores de realidade virtual; acompanhar as emocionantes atra√ß√Ķes da Arena de Drones; se divertir na Arena Games e ver de perto a Parada Cosplay.

Além disso, os visitantes puderam conhecer 120 startups que participaram do programa Startup & Makers, cujo objetivo é impulsionar e capacitar jovens talentos e empreendedores. As startups 3 Marias, Numenu e Easy Diarista se destacaram na categoria early stage; e as startups iLunja, Aya Tech e Mod Box se destacaram na categoria growth stage. Entre os 40 projetos universitários e acadêmicos apresentados no espaço Campus Future, os destaques foram: Biomimetismo na neurociência, Bluetdah e Garatéa-E.

Inclus√£o Digital
A CPBR11 também marcou o lançamento do Include, programa idealizado pelo Instituto Campus Party cujo objetivo consiste em criar e montar 10 mil laboratórios de robótica para aproximar jovens (menores de 18 anos) moradores de comunidades carentes da tecnologia em todo o Brasil. "Há alguns anos estamos estudando uma solução para descobrir talentos tecnológicos nas comunidades carentes. Fizemos pesquisas e conhecemos uma série de projetos que tinham a tecnologia como alicerce, tanto no Brasil quanto em outros países, até chegar na formatação do Include", explica Francesco Farruggia, presidente do Instituto Campus Party.

O primeiro laborat√≥rio foi inaugurado em outubro do ano passado em Canudos, na Bahia. O estado receber√° outros cinco neste primeiro semestre ¬Ė comunidades de Candeia, Federa√ß√£o Engenho Velho (em Salvador), Cama√ßari, Lauro de Freitas e Cachoeira. At√© junho, Natal (RN), Bras√≠lia e munic√≠pios do norte de Minas Gerais devem receber dez laborat√≥rios de rob√≥tica cada um, todos montados com equipamentos de ponta. J√° a cidade de Pato Branco (PR) tamb√©m ser√° beneficiada, com duas unidades a serem inauguradas neste mesmo per√≠odo.  Para este ano, a meta √© superar a marca de 50 laborat√≥rios em opera√ß√£o.

Outro fator importante para o sucesso dessa Campus Party foi a visita de autoridades e dezenas de comitivas que vieram de várias partes do país prestigiar o evento. Destaque para a presença do secretário de Inovação e Tecnologia da cidade de São Paulo, Daniel Annenberg, e do Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Robinson Farias, que receberá a próxima edição da Campus Party, entre 11 e 14 de abril.
Fonte do texto: criptomoedasfacil


Fonte do v√≠deo: campusparty







0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: