Instituto Pensar - OMS%20diz%20que%20n%C3%A3o%20h%C3%A1%20evid%C3%AAncia%20de%20que%20mercado%20de%20Wuhan%20foi%20epicentro%20da%20pandemia

OMS diz que não há evidência de que mercado de Wuhan foi epicentro da pandemia

por: Nathalia Bignon 


Mercado de Wuhan, na China ? (Foto: Getty Images)

Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou, nesta terça-feira (9), que não há informação suficiente para estabelecer que o epicentro da pandemia de Covid-19 tenha sido, de fato, o mercado de frutos do mar de Huanan, local do primeiro grupo conhecido de infecções na cidade chinesa de Wuhan, e descartou a hipótese de que o vírus tenha "escapado? de um laboratório. As conclusões são resultado da visita da comissão comandada pela Organização para pesquisar a origem do Sars-Cov-2.

Leia tambémEstudo americano aumenta dúvidas sobre origem da pandemia da Covid-19

A equipe, que reúne cerca de 40 cientistas, chegou em 14 de janeiro à cidade de Wuhan, onde o coronavírus foi identificado pela primeira vez, no final de 2019. Depois de duas semanas de quarentena, visitou o mercado de peixes, entre outros locais, e reuniu-se com especialistas do Instituto de Virologia de Wuhan, que pesquisa o coronavírus.

De acordo com o presidente da equipe de investigação, o dinamarquês Ben Embarek, a possibilidade de que o mercado de Huanan fosse o epicentro da pandemia surgiu porque os primeiros casos de pneumonia de causa desconhecida estavam relacionados ao local. Pesquisas posteriores, porém, mostraram presença do Sars-Cov-2 em outros mercados e em pessoas sem conexões com esses locais.

O primeiro contagio relatado no mercado ocorreu em 12 de dezembro de 2019, mas estudos posteriores mostraram casos comprovados em 8 de dezembro, em pacientes sem ligação com o local, disse Liang Wannian, chefe do painel de especialistas Covid-19 na Comissão Nacional de Saúde da China.

"Ao tentar entender o cenário em dezembro de 2019, fizemos uma pesquisa profunda e detalhada de casos que podem ter passado despercebidos, antes desse período. E a conclusão é que não encontramos evidências de grandes surtos que possam ser relacionados a casos da Covid-19 em Wuhan ou outro lugar?, disse Embarek.

Descartada a origem do vírus, a comissão segue três linhas para tentar elucidar a origem da pandemia: 1) a transmissão direta de uma espécie animal silvestre para um humano; 2) a introdução do vírus em uma espécie intermediária, mais próxima dos humanos, no qual o patógeno circulou antes de ser transmitido aos homens e 3) a presença do patógeno em alimentos, principalmente congelados.

Transmissão através de um animal

Embarek afirmou que a hipótese mais provável para o início da pandemia é a da transmissão do vírus através de um animal intermediário. No entanto, o pesquisador admitiu que a teoria precisa de "investigações mais específicas e precisas?.

O chefe do painel de especialistas chinês, Liang Wannian, também confirmou que a revisão dos dados de mortes por pneumonia, tanto em Wuhan quanto na província de Hubei, de junho a dezembro de 2019, não mostram evidência de transmissão do Sars-Cov-2 na população antes de dezembro.

Leia tambémChina adverte para a ideologização das decisões em relação ao coronavírus

Na semana passada, um dos membros da equipe, o especialista em doenças infecciosas Dominic Dwyer, disse que seriam necessários anos para entender completamente as origens da Covid-19.

Com informações da Folha de S.Paulo e do jornal O Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: