Instituto Pensar - Qual%20%C3%A9%20a%20economia%20criativa

Qual é a economia criativa?

Das "indústrias criativas" à "economia criativa" - como a idéia das indústrias criativas e da economia criativa mudou nos últimos 20 anos.

Como o termo "indústrias criativas" começou:
O termo "indústrias criativas" começou a ser usado cerca de vinte anos atrás para descrever uma variedade de atividades, algumas das quais estão entre as mais antigas da história e algumas das quais só surgiram com o advento da tecnologia digital. Muitas dessas atividades tinham raízes culturais fortes e o termo "indústrias culturais" já estava em uso para descrever o teatro, a dança, a música, o cinema, as artes visuais e o setor de patrimônio, embora este termo fosse controverso, já que muitos artistas sentiam que era degradante Pense no que eles fizeram como sendo, de qualquer forma, uma "indústria".

"Indústrias" ou não, ninguém poderia argumentar com o fato de que essas atividades - tanto as indústrias culturais estreitamente definidas quanto a gama muito maior de novas indústrias criativas - eram cada vez mais importantes para a economia de muitos países e deram emprego a um grande número de pessoas. Mas nenhum governo tentou medir sua contribuição econômica geral ou pensar estrategicamente sobre sua importância, exceto, talvez, o governo dos EUA que, há quase cem anos, protegeu e promoveu sua indústria cinematográfica, não apenas por seu valor para a economia dos EUA mas porque projetou a cultura e a influência dos EUA em todo o mundo. Embora não constituíssem um "setor" industrializado facilmente identificado, da forma como a indústria aeroespacial, farmacêutica ou automotiva é vista como setores, uma coisa que todas essas atividades tinham em comum era que eles dependiam do talento criativo dos indivíduos e da geração de propriedade intelectual. Além disso, pensar em eles como um "setor", por mais arbitrária que seja a sua definição, chamou a atenção para o fato de serem parte ou contribuído para uma ampla gama de indústrias e profissões, desde a publicidade até o turismo, e havia evidências de que a habilidades e estilos de trabalho do setor criativo começaram a impactar em outras áreas da economia, especialmente no uso de tecnologias digitais.


A primeira tentativa de medir o valor das indústrias criativas
Em 1997, um governo trabalhista recém-eleito no Reino Unido decidiu tentar uma definição e avaliar seu impacto direto na economia britânica. Com base em um estudo publicado em 1994 pelo governo australiano, Creative Nation , e sob o conselho de um grupo convidado de empresários criativos líderes, o novo Departamento de Cultura, Mídia e Desporto do governo publicou  Creative Industries - Mapping Document 1998 que listou 13 áreas de atividade - publicidade, arquitetura, artes e mercado de antiguidades, artesanato, design, moda desenhista, filme, software de lazer interativo, música, artes cênicas, editoras, software, televisão e rádio - o que tinha em comum o fato de que eles "... têm sua origem na criatividade individual, habilidade e talento e ... têm potencial para a criação de riqueza através da geração de propriedade intelectual". O conceito de propriedade intelectual  (ou seja, o valor de uma idéia que pode ser protegida por direitos autorais, patentes, marcas comerciais ou outros mecanismos legais e regulatórios para impedir que seja copiado ou transformado em vantagem comercial sem a permissão da pessoa cuja ideia foi) foi visto como central para qualquer compreensão das indústrias criativas - e continua sendo assim. 

Os críticos argumentaram que o estudo estava criando falsas distinções e que a criatividade e o talento individual eram o cerne de muitas outras áreas de atividade, desde as biociências até a engenharia. Claro, isso é verdade, mas o estudo escolheu deliberadamente não incluir o trabalho criativo de cientistas e engenheiros que se baseia na análise e no inquérito sistemático e se concentre em vez dos impulsionadores mais aleatórios da criatividade nas esferas social e cultural. Outra crítica foi que o estudo não conseguiu reconhecer a diferença entre as empresas que geraram o valor da propriedade intelectual através do talento criativo dos indivíduos, e tipicamente eram pequenas ou pequenas empresas ou micros ("pequenas ou médias empresas", o que significava que tinham entre 25 e 500 funcionários, ou "micro-empresas", o que significa que tinham 10 funcionários ou menos), e as empresas que se beneficiaram de possuir e explorar essa propriedade intelectual tipicamente grandes conglomerados transnacionais altamente capitalizados, às vezes com poucas evidências de "criatividade" na forma como operavam. Os dois tipos de empresa não podiam ser mais diferentes uns dos outros e, no entanto, ambos estavam sendo definidos como parte das "indústrias criativas". Apesar destas e outras críticas, o estudo atraiu um interesse considerável, particularmente quando uma análise de acompanhamento em 2001 revelou que este setor criativo arbitrariamente definido estava gerando empregos ao dobro da taxa subjacente da economia do Reino Unido como um todo. às vezes com pouca evidência de "criatividade" na forma como eles operavam. Os dois tipos de empresa não podiam ser mais diferentes uns dos outros e, no entanto, ambos estavam sendo definidos como parte das "indústrias criativas". Apesar destas e outras críticas, o estudo atraiu um interesse considerável, particularmente quando uma análise de acompanhamento em 2001 revelou que este setor criativo arbitrariamente definido estava gerando empregos ao dobro da taxa subjacente da economia do Reino Unido como um todo. às vezes com pouca evidência de "criatividade" na forma como eles operavam. Os dois tipos de empresa não podiam ser mais diferentes uns dos outros e, no entanto, ambos estavam sendo definidos como parte das "indústrias criativas". Apesar destas e outras críticas, o estudo atraiu um interesse considerável, particularmente quando uma análise de acompanhamento em 2001 revelou que este setor criativo arbitrariamente definido estava gerando empregos ao dobro da taxa subjacente da economia do Reino Unido como um todo.


Como o pensamento sobre as indústrias criativas evoluiu
Vinte anos depois, o conceito de "indústrias criativas" e sua importância é reconhecido por quase todos os governos do mundo e está começando a dar lugar a uma idéia muito mais inclusiva de uma "economia criativa" mais ampla. É claro que o desejo de definir indústrias específicas como "criativas" persiste e, sem dúvida, continuará sendo assim. Em alguns países, as definições reviram estreitamente em torno das artes e da cultura. Outros países têm definições mais amplas que incluem, por exemplo, comida e gastronomia com base em que a comida e a culinária têm significado econômico e cultural. Outros países têm uma definição que inclui indústrias empresariais bem estabelecidas, como publicação, software, publicidade e design; O 11º Plano Quinquenal da República Popular teve como um dos seus temas centrais a necessidade de "passar da construção da China para projetado na China" - uma exposição clássica da compreensão de que a geração de propriedade intelectual é mais valiosa na economia do século XXI do que produtos de fabricação. Outros países, incluindo o Reino Unido, lutaram com a difícil questão de localizar o desenvolvimento de políticas para "criatividade" dentro de suas estruturas governamentais. É política econômica, política industrial, política cultural, política educacional ou os quatro?

Quanto mais analistas de políticas e estatísticos em todo o mundo pensaram em como avaliar o impacto real das indústrias criativas, mais se tornou evidente que era necessário repensar muito mais fundamentalmente. Para começar, a fusão das artes e das indústrias criativas com a tecnologia digital estava engendrando novas indústrias e habilidades que não foram capturadas pelos modelos internacionalmente reconhecidos para medir a atividade econômica, os chamados códigos "SIC" e "SOC" (Classificações Industriais Padrão e Classificações Profissionais Padrão). Isso teve o efeito perverso de tornar as novas e importantes áreas de habilidade e geração de riqueza efetivamente invisíveis aos governos e tornaram as comparações internacionais quase impossíveis. Havia outras anomalias óbvias - nem todo trabalho nas indústrias criativas era "criativo" e muitos empregos fora do escopo das indústrias criativas, no entanto, escolheu defini-las, eram claramente muito criativas. A organização britânica Nesta, e outros, começaram a explorar esta área, chegando à conclusão de que o número de empregos criativos nas indústrias "não criativas" provavelmente era maior do que o número de empregos criativos nas indústrias criativas. Como se pode começar a medir seu impacto? Além disso, o impacto maciço da tecnologia digital estava transformando todas as indústrias, criativas ou não, enquanto a internet estava abrindo uma variedade de plataformas sempre em mudança para uma nova expressão criativa que, por sua vez, estava gerando todos os tipos de negócios criativos novos e obviamente criativos . Por exemplo, dentro de uma década e meia de seu nascimento, a indústria de videogames superou a indústria cinematográfica de cem anos em valor. E se o "design" fosse incluído como uma indústria criativa, o que, obviamente, era, 

Quanto mais os formuladores de políticas pensavam nas indústrias criativas, mais se tornava evidente que não fazia sentido se concentrar em seu valor econômico isoladamente do seu valor social e cultural. Uma  pesquisa das Nações Unidas da economia criativa global, publicada em 2008, ressaltou que, longe de ser um fenômeno particular de nações avançadas e pós-industrializadas na Europa e América do Norte, a rápida taxa de crescimento das "indústrias criativas e culturais" estava sendo sentida em todos os continentes , Norte e Sul. O relatório concluiu: "A interface entre criatividade, cultura, economia e tecnologia, expressa na capacidade de criar e circular o capital intelectual, tem o potencial de gerar renda, empregos e exportações, ao mesmo tempo que promove a inclusão social, a diversidade cultural e a humanidade. desenvolvimento. É isso que a economia criativa emergente começou a fazer ". 


A economia criativa tem um impacto cultural e social susceptível de crescer
Num momento de globalização rápida, muitos países reconhecem que a combinação de cultura e comércio que as indústrias criativas representam é uma forma poderosa de fornecer uma imagem distinta de um país ou cidade, ajudando-a a se destacar dos seus concorrentes. O valor de "ícones" culturais amplamente reconhecidos, como a Torre Eiffel na França, o Taj Mahal na Índia ou a Ópera de Sydney na Austrália deram lugar a distritos culturais inteiros que combinam artes e atividades comerciais, do distrito de Shoreditch, em Londres com seus estúdios de design, empresas de tecnologia, cafés e clubes para grandes projetos de prestígio, como o distrito cultural de West Kowloon em Hong Kong ou o centro cultural da ilha de Sadiyaat, em Abu Dhabi, que representam bilhões de dólares de investimento. 

A consciência desse significado mais amplo se refletiu em uma publicação do governo britânico de 2009, a Creative Britain , que argumentou que políticas efetivas a longo prazo para as indústrias criativas dependiam de iniciativas políticas, muitas delas a nível regional e regional, tanto sociais quanto econômico e incluiu, por exemplo, a necessidade de mudanças radicais na forma como a educação infantil estava sendo planejada, se a economia da Grã-Bretanha fosse alcançar o sucesso a longo prazo como um lar de criatividade e inovação.

Em 2014, a equipe de Nesta percebeu que o debate avançou de forma tão significativa que uma nova definição foi solicitada; uma definição simples da "economia criativa", em vez de "indústrias criativas", como "... aqueles setores que se especializam no uso de talentos criativos para fins comerciais". No mesmo ano, em uma análise da política e prática cultural do Reino Unido, o escritor Robert Hewsion observou em seu livro Cultural Capital - The Rise and Fall of Creative Britain: "É a configuração de relacionamentos que dá ao sistema suas características essenciais. Assim, é menos útil definir a economia criativa pelo que faz, do que tentar entender como ela está organizada ".

Isso, por sua vez, abre uma nova arena para discussão. Parece que essas indústrias, especialmente as milhares de pequenas e micro empresas que estão na vanguarda da criatividade, podem não só ter um significado econômico crescente, mas, de certo modo, são um tomador de uma nova ordem econômica, fornecendo uma novo paradigma para a forma como as empresas são organizadas, a educação é compreendida e fornecida, o valor é medido, as vidas trabalhadoras e as perspectivas de carreira de milhões de pessoas provavelmente se desenvolverão e como as cidades em que vivem serão planejadas e construídas. Em particular, o rápido crescimento da automação e o uso da inteligência artificial e da robótica, que anuncia a chamada "Quarta Revolução Industrial", certamente terão um grande impacto no emprego globalmente. Pesquisadores da Universidade de Oxford estimam que até 47% dos empregos nos EUA poderiam ser substituídos por máquinas nos próximos 20 anos, enquanto sua cifra para o Reino Unido é de 35%. Mas um estudo de 2015 por Nesta,A "Criatividade versus Robôs"  argumentou que o setor criativo era, em certa medida, imune a essa ameaça, com 86% de empregos "altamente criativos" nos EUA e 87% no Reino Unido, tendo pouco ou baixo risco de serem deslocados pela automação . 

Às vezes é dito que, onde o petróleo era o principal combustível da economia do século 20, a criatividade é o combustível do século XXI. Da mesma forma que a política energética e o acesso à energia foram determinantes da geopolítica ao longo do século XX, pode ser que as políticas de promoção e proteção da criatividade sejam os determinantes cruciais do sucesso no século XXI. Se isso for verdade, teremos que repensar a forma como os governos são organizados, a forma como as cidades são planejadas, a forma como a educação é entregue e a forma como os cidadãos interagem com as suas comunidades. Então, pensar sobre o que queremos dizer com a criatividade e a economia criativa não poderia ser mais importante!
____________________________________________________________________________________________________________________

JOHN NEWBIGIN

Como Conselheiro Especial da Ministra da Cultura, Rt Hon Chris Smith, ele estava intimamente envolvido no desenvolvimento das primeiras políticas do governo do Reino Unido para as indústrias criativas na década de 1990. Ele foi diretor de Relações Corporativas da Channel 4 Television (2000-2005) e assistente executivo de Lord Puttnam como presidente da empresa de filmes Enigma Productions Ltd (1992-97). Como assessor de política do Líder do Partido Trabalhista e Líder da Oposição, Rt Hon Neil Kinnock, deputado, (1986-92), ele era responsável por questões ambientais e culturais, entre outros.

Ele é membro do Conselho das Indústrias Criativas do governo do Reino Unido; Presidente do Grupo Consultivo do Conselho Britânico para Artes e Economia Criativa; membro do Conselho Consultivo do Instituto de Empreendedorismo Criativo e Cultural da Goldsmiths, Universidade de Londres; e do Grupo de Supervisão de Intercâmbio de Conhecimento do Conselho de Pesquisa de Artes e Humanidades. Ele é membro do Conselho Internacional de Assessores do Instituto Srishti de Arte, Design e Tecnologia em Bangalore e Professor Honorário da Universidade de Hong Kong.

Ele era um jovem trabalhador em East London por 6 anos e escritor em residência para Common Stock Theatre. Ele também trabalhou como jornalista e como ilustrador.

Ele recebeu um OBE para "serviços para indústrias criativas e artes" na Lista de Honras de Ano Novo de 2015.

Inglaterra_criativa

FONTE:  British Council




0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: