Instituto Pensar - A%20?combinatividade?%20ser%C3%A1%20tend%C3%AAncia%20em%202021

A ?combinatividade? será tendência em 2021

por: Renata Noiar


Combinatividade é a forma de combinar de forma diferente coisas já existes ? Imagem: Reprodução

Você já ouviu falar no conceito da combinatividade? O termo é usado para definir a criatividade oriundas da combinação de elementos existentes. O termo ficou mais popular por conta da pandemia do coronavírus e deve ser uma tendência em 2021.

Leia também: Empreendedoras negras ajudam outras mulheres a profissionalizar

"O termo combinatividade foi proposto pela primeira vez por Murilo Gun para se referir a criatividade a partir da combinação de elementos existentes. Embora esteja em circulação nos últimos cinco anos, ele não é um conceito novo. Essa criatividade que brota da combinação não é um novo tipo de criatividade, mas a criatividade em si?, explica Melissa Lesnovski, diretora de Negócios da Aldeia.biz e pesquisadora em Design Estratégico na Unisinos.

Segundo Melissa, não há nada que seja criado "do nada?, sempre se parte de referências anteriores para elaborar novas ideias. A mudança é que, recentemente, a consciência sobre isso se tornou maior.

"A pandemia nos demanda sair de modelos mentais e buscar inspiração em áreas distantes de nossas práticas. É dessa combinação cheia de atrito que podem sair propostas transformadoras da realidade?, ressalta a professora.

Se em épocas menos desafiadoras empreender já exigia resiliência, foco e inventividade, neste momento, a necessidade dessas capacidades é ainda maior. Melissa considera essencial a capacidade de compreender, com sobriedade, a situação de forma sistêmica, entendendo suas ramificações e relações e, ao mesmo tempo, projetar cenários futuros a partir de proposições criativas.

"Para isso, buscar conhecimento em lugares diferentes dos usuais e tecer conexões inovadoras é essencial?, sugere Melissa.

Daniel Wildt, sócio e mentor na Wildtech e na uMov.me, considera a combinatividade a junção de ideias e estruturas.

"Cada ano que passa, vejo as pessoas mais preparadas para tratar de incertezas e dinamismo. Sem contar que a pandemia fez todo mundo repensar os rumos?, afirma.

Para ele, trabalhar com conexão é um pedido para ter vidas melhores.

Com informações do Jornal do Comércio/ RS



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: