Instituto Pensar - A ?combinatividade? será tendência em 2021

A ?combinatividade? será tendência em 2021

por: Renata Noiar


Combinatividade é a forma de combinar de forma diferente coisas já existes ? Imagem: Reprodução

Você já ouviu falar no conceito da combinatividade? O termo é usado para definir a criatividade oriundas da combinação de elementos existentes. O termo ficou mais popular por conta da pandemia do coronavírus e deve ser uma tendência em 2021.

Leia tamb√©m: Empreendedoras negras ajudam outras mulheres a profissionalizar

"O termo combinatividade foi proposto pela primeira vez por Murilo Gun para se referir a criatividade a partir da combina√ß√£o de elementos existentes. Embora esteja em circula√ß√£o nos √ļltimos cinco anos, ele n√£o √© um conceito novo. Essa criatividade que brota da combina√ß√£o n√£o √© um novo tipo de criatividade, mas a criatividade em si?, explica Melissa Lesnovski, diretora de Neg√≥cios da Aldeia.biz e pesquisadora em Design Estrat√©gico na Unisinos.

Segundo Melissa, n√£o h√° nada que seja criado "do nada?, sempre se parte de refer√™ncias anteriores para elaborar novas ideias. A mudan√ßa √© que, recentemente, a consci√™ncia sobre isso se tornou maior.

"A pandemia nos demanda sair de modelos mentais e buscar inspira√ß√£o em √°reas distantes de nossas pr√°ticas. √Č dessa combina√ß√£o cheia de atrito que podem sair propostas transformadoras da realidade?, ressalta a professora.

Se em √©pocas menos desafiadoras empreender j√° exigia resili√™ncia, foco e inventividade, neste momento, a necessidade dessas capacidades √© ainda maior. Melissa considera essencial a capacidade de compreender, com sobriedade, a situa√ß√£o de forma sist√™mica, entendendo suas ramifica√ß√Ķes e rela√ß√Ķes e, ao mesmo tempo, projetar cen√°rios futuros a partir de proposi√ß√Ķes criativas.

"Para isso, buscar conhecimento em lugares diferentes dos usuais e tecer conex√Ķes inovadoras √© essencial?, sugere Melissa.

Daniel Wildt, s√≥cio e mentor na Wildtech e na uMov.me, considera a combinatividade a jun√ß√£o de ideias e estruturas.

"Cada ano que passa, vejo as pessoas mais preparadas para tratar de incertezas e dinamismo. Sem contar que a pandemia fez todo mundo repensar os rumos?, afirma.

Para ele, trabalhar com conexão é um pedido para ter vidas melhores.

Com informa√ß√Ķes do Jornal do Com√©rcio/ RS



0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: