Instituto Pensar - Ex%C3%A9rcito%20far%C3%A1%20pistola%20de%20marca%20dos%20EUA%20apoiada%20por%20Eduardo%20Bolsonaro

Exército fará pistola de marca dos EUA apoiada por Eduardo Bolsonaro

por: Eduardo Pinheiro


O deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) é considerado ?garoto propaganda? da  SIG Sauer. Foto: Reprodução

Após lobby do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, a empresa norte-americana SIG Sauer recebeu autorização do Exército para fabricar suas pistolas em versão nacional na Imbel, estatal de armas ligada à Força. A decisão foi publicada nesta quinta (17) no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o decreto do comandante do Exército, general Edson Leal Pujol, a empresa teve o plano de nacionalização de pistolas de calibre 9mm P320, em três modelos e suas variantes, aprovado.

Leia também: Violência e política fazem fabricante de arma alemã HK parar de vender ao Brasil

A negociação teve apoio de Eduardo, o ?garoto propaganda? da SIG que nunca escondeu sua pressão para abrir o mercado nacional e quebrar o monopólio da brasileira CBC/Taurus, uma das líderes mundiais de fabricação de armas leves. Ele vinha promovendo a marca tanto na internet, com vídeos e postagens em redes sociais, como recebendo representantes da empresa.

Ainda não há um detalhamento de custos da operação. A Indústria de Materiais Bélicos do Brasil (Imbel) é uma empresa pública ligada ao Comando do Exército, dependente de verbas federais -consumiu R$ 152,2 milhões em 2019.

Como era de se esperar, Eduardo celebrou o acordo na internet. Em postagem no Facebook, já adiantou que "há expectativa? de produção não só das pistolas, mas também de fuzis e submetralhadoras, embora não esteja no decreto de Pujol.

Desde antes da campanha eleitoral de 2018, a família Bolsonaro tem uma briga aberta com a Taurus. Enquanto deputado, o hoje presidente também dizia que iria "quebrar o monopólio? da empresa.

Tal domínio decorre muito da legislação brasileira, que como em todos os países com indústria bélica favorece produtores nacionais como forma de fomentar o desenvolvimento do setor.

Com informações da Folha de S. Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: