Instituto Pensar - Bolsonaro%20mant%C3%A9m%20sil%C3%AAncio%20sobre%20derrota%20de%20Trump%20e%20press%C3%A3o%20aumenta

Bolsonaro mantém silêncio sobre derrota de Trump e pressão aumenta

por: Eduardo Pinheiro


Presidente da República Jair Bolsonaro e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Foto: Alan Santos/PR

Quase 48 horas depois que os principais líderes mundiais cumprimentaram o democrata Joe Biden pela vitória nas eleições norte-americanas, o presidente Jair Bolsonaro mantém o silêncio. No entanto, assessores políticos e também militares do governo defendem, nos bastidores, um pronunciamento antes do resultado oficial do pleito, segundo reportagem do Valor.

O posicionamento moderado que Bolsonaro tem adotado, apesar da derrota do seu aliado, Donald Trump, segue as recomendações do Ministério das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e de sua assessoria internacional. A proclamação oficial da vitória de Biden só ocorrerá em dezembro.

Leia também: Vitória de Biden aumenta pressão pela saída de Araújo e Salles

Essa postura, entretanto, pode implicar a perda do "timing?, com prejuízos políticos e econômicos ao Brasil.

Um ministro do STF disse ao Valor, reservadamente, que acredita que o governo brasileiro não vai demorar muito para reconhecer a vitória de Biden. Para este magistrado, é difícil que a ofensiva de Trump na Suprema Corte altere o resultado pró-democrata, que parece consolidado.

O republicano continua se negando a reconhecer a vitória do adversário. Após a divulgação da vitória de Biden pela mídia no sábado (7), Trump divulgou nota oficial alertando que a eleição "está longe de terminar?.

O isolamento de Bolsonaro fica mais evidente após aliados notórios de Trump cumprimentaram Biden pela vitória e lhe desejaram sucesso: os primeiros-ministros de Israel, Benjamin Netanyahu, e da Hungria, Viktor Orbán, por exemplo.

Com informações do Valor



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: