Instituto Pensar - Irm%C3%A3os%20Bolsonaro%20e%20membros%20do%20governo%20visitaram%20ind%C3%ADgenas%20sem%20m%C3%A1scaras,%20denuncia%20jornal

Irmãos Bolsonaro e membros do governo visitaram indígenas sem máscaras, denuncia jornal

por: Nathalia Bignon 


Eduardo e Flávio Bolsonaro com indígenas na Amazônia, com Jorge Seif (de colete) e Gilson Machado Neto (de verde, à esq.) ? (Foto: Reprodução)

Em visita ao Amazonas, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) estiveram em uma aldeia e conversaram com indígenas sem usar máscaras de proteção contra a Covid-19. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (23) pela Coluna Painel, na Folha de S.Paulo.

Uma foto foi publicada na segunda-feira (21) nas redes sociais do presidente da Embratur Gilson Machado Neto, que integrou a comitiva, denunciou o fato. Além dele, Jorge Seif Júnior, secretário de Aquicultura e Pesca, aparece nas imagens, todos sem máscaras.

"Nada se compara ao nosso país quando o assunto é turismo de natureza, etnoturismo e sustentabilidade. Aqui na Amazônia 97% da área do estado são de florestas preservadas. Gastronomia indígena inclui raízes, caças, pescado e formigas, por sinal são uma fonte farta de proteínas e uma iguaria. Agradecer ao pessoal do batalhão ambiental que nos deu total apoio nessa missão?, escreveu Machado na legenda das imagens.

Leia também: Após faltar acareação e dançar com burro na TV, Flávio Bolsonaro é exposto por parlamentares

O sistema imunológico dos indígenas é reconhecidamente mais sensível em relação ao da população urbana, já que eles não têm histórico de interação com os mesmos vírus e bactérias, e a exposição à Covid-19 implica em riscos mais graves. Até esta quarta, o Brasil contabilizou 138.410 óbitos registrados e 4.602.918 diagnósticos doença em todo o país.

O advogado Luiz Eloy, liderança indígena, diz que a foto revela um "absurdo?. "Fica bem visível o posicionamento de um governo que não tem responsabilidade com os protocolos sanitários e que coloca em risco a vida das comunidades indígenas?, diz.

"Quando um vírus entra na aldeia, é muito diferente o impacto que tem no contexto urbano. Se você tem o ingresso de uma pessoa contaminada na aldeia, você tem o imediato espalhamento do vírus. Existe o risco concreto de ter a morte coletiva de comunidades inteiras. É uma irresponsabilidade muito grande. Mais um crime muito grave contra os povos originários do país?, completa.

Mais de 800 indígenas mortos

Segundo levantamento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), 32.990 indígenas já foram contaminados pela Covid-19 e 825 morreram, de 158 povos .

Na terça-feira (22), em discurso à Assembleia da Organização das Nações Unidas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pai dos dois parlamentares, tentou atribuir a índios e caboclos a responsabilidade pelas queimadas no Brasil.

O governo federal tem sido criticado internacionalmente por suas políticas na área ambiental e sofre pressão para que sejam implementadas mudanças, sob risco de ruptura em tratativas comerciais.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: