Instituto Pensar - Heleno%20amea%C3%A7a%20retaliar%20pa%C3%ADses%20que%20boicotarem%20produtos%20locais

Heleno ameaça retaliar países que boicotarem produtos locais

por: Igor Tarcízio


O ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno (Imagem: Marcos Corrêa/PR)

Nesta terça-feira (22), o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou que o Brasil pode retaliar países que adotarem políticas de boicote a produtos brasileiros por questões ambientais.

Na semana passada, oito países europeus encaminharam uma carta aberta ao vice-presidente, Hamilton Mourão, em que afirmam que o desmatamento dificulta a compra de produtos brasileiros. O documento foi assinado por Alemanha, França, Dinamarca, Itália, Holanda, Noruega, Reino Unido e Bélgica.

Retaliação

"[Retaliar] é uma medida que, obviamente, pode estar na mira do governo brasileiro, só que é aquele negócio: você já comprou uma coisa finlandesa, norueguesa, sueca? Eu não me lembro de ter na minha casa esses produtos?, afirmou o ministro, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

De acordo com o Globo, ao ser questionado que produtos alemães são comprados no Brasil, o ministro tentou amenizar.

"Alemanha tem muita coisa. Esse é um [país] que valia até a pena, mas eu não quero citar países, eu tenho muito medo de criar um problema diplomático e ser injusto?, afirmou o ministro.

Produtos agropecuários

Os oito países que assinam a carta compraram, de janeiro a agosto deste ano, cerca de US$ 6,7 bilhões em produtos agropecuários do país.

O consultor Welber Barrai, ex-secretário de comércio exterior do governo Lula e sócio-fundador da BMJ Consultores Associados, lembra que a questão ambiental é um elemento importante para fundos de investimentos estrangeiros.

"Quando você trata de fundos europeus e americanos, há preocupação ambiental. Eles olham isso como risco reputacional, podem ser cobrados por investidores ou parceiros. A questão ambiental é presente e relevante?, afirmou.

Atuação do governo

ministro do GSI defendeu a atuação do governo de Jair Bolsonaro na preservação do meio ambiente, citando a "pequena fortuna? gasta com operações contra queimadas durante a pandemia do coronavírus.

Após ressaltar que as queimadas na Amazônia têm um fator criminoso, Heleno defendeu que os incêndios no Pantanal foram acidentais.

"Acidentes que acontecem em qualquer país do mundo, alguns acidentes evitáveis? Sim, curto-circuito cia rede elétrica é evitável? É, mas é acidente. Ninguém foi lá tacar fogo?, disse. 

Com informações do Globo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: