Instituto Pensar - Heleno ameaça retaliar países que boicotarem produtos locais

Heleno ameaça retaliar países que boicotarem produtos locais

por: Igor Tarc√≠zio


O ministro do Gabinete de Seguran√ßa Institucional (GSI), Augusto Heleno (Imagem: Marcos Corr√™a/PR)

Nesta ter√ßa-feira (22), o ministro do Gabinete de Seguran√ßa Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou que o Brasil pode retaliar pa√≠ses que adotarem pol√≠ticas de boicote a produtos brasileiros por quest√Ķes ambientais.

Na semana passada, oito pa√≠ses europeus encaminharam uma carta aberta ao vice-presidente, Hamilton Mour√£o, em que afirmam que o desmatamento dificulta a compra de produtos brasileiros. O documento foi assinado por Alemanha, Fran√ßa, Dinamarca, It√°lia, Holanda, Noruega, Reino Unido e B√©lgica.

Retaliação

"[Retaliar] é uma medida que, obviamente, pode estar na mira do governo brasileiro, só que é aquele negócio: você já comprou uma coisa finlandesa, norueguesa, sueca? Eu não me lembro de ter na minha casa esses produtos?, afirmou o ministro, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

De acordo com o Globo, ao ser questionado que produtos alem√£es s√£o comprados no Brasil, o ministro tentou amenizar.

"Alemanha tem muita coisa. Esse é um [país] que valia até a pena, mas eu não quero citar países, eu tenho muito medo de criar um problema diplomático e ser injusto?, afirmou o ministro.

Produtos agropecu√°rios

Os oito pa√≠ses que assinam a carta compraram, de janeiro a agosto deste ano, cerca de US$ 6,7 bilh√Ķes em produtos agropecu√°rios do pa√≠s.

O consultor Welber Barrai, ex-secret√°rio de com√©rcio exterior do governo Lula e s√≥cio-fundador da BMJ Consultores Associados, lembra que a quest√£o ambiental √© um elemento importante para fundos de investimentos estrangeiros.

"Quando você trata de fundos europeus e americanos, há preocupação ambiental. Eles olham isso como risco reputacional, podem ser cobrados por investidores ou parceiros. A questão ambiental é presente e relevante?, afirmou.

Atuação do governo

ministro do GSI defendeu a atua√ß√£o do governo de Jair Bolsonaro na preserva√ß√£o do meio ambiente, citando a "pequena fortuna? gasta com opera√ß√Ķes contra queimadas durante a pandemia do coronav√≠rus.

Ap√≥s ressaltar que as queimadas na Amaz√īnia t√™m um fator criminoso, Heleno defendeu que os inc√™ndios no Pantanal foram acidentais.

"Acidentes que acontecem em qualquer pa√≠s do mundo, alguns acidentes evit√°veis? Sim, curto-circuito cia rede el√©trica √© evit√°vel? √Č, mas √© acidente. Ningu√©m foi l√° tacar fogo?, disse. 

Com informa√ß√Ķes do Globo



0 Coment√°rio:


Nome: Em:
Mensagem: