Instituto Pensar - Palestra%20Alejandro%20Casta%C3%B1%C3%AA%20(Apresenta%C3%A7%C3%A3o%20em%20PDF)

Palestra Alejandro Castañê (Apresentação em PDF)

Sócio e consultor sênior da Garimpo de Soluções – e exassessor técnico de projetos interinstitucionais na Argentina – atua como diretor-geral de projetos de inteligência coletiva, governanças e inovações urbanas. Ministra palestras em países como México, Portugal, Estados Unidos e Bolívia. É curador de seminários internacionais e docente no curso de extensão em economia criativa e cidades da Universidade Candido Mendes (RJ) e no PEC em economia criativa e cidades da Fundação Getúlio Vargas (SP), além de diretor-executivo do OpenCity Lab e articulista do jornal Brasilturis.

"Cidade Autônoma de Buenos Aires"
Há mais de uma década a Cidade Autônoma de Buenos Aires decidiu ousar na concepção e na prática do desenvolvimento territorial e econômico. Nessa proposta, deixou voar a imaginação a setores que já então eram reconhecidos por se terem como principais insumos a criatividade e o capital intelectual.
Desde então, o resultado foi, em vários aspectos, melhor do que o esperado. Ilustração disso é a existência de cinco Distritos Criativos, focados em indústrias criativas de especial interesse estratégico para a cidade. São espaços territoriais especializados e condensados para atrair empresas, fornecedores, talentos e demais players das cadeias criativas, constituindo uma base fundamental do ecossistema empreendedor portenho, coerentes com políticas públicas, incentivos e regulamentações.
Sua existência como hubs de inovação e criatividade, além de um impacto territorial claro e desafiador, integra um conjunto de ações voltadas a atingir metas econômicas bastante ousadas: passar dos 9% de população economicamente ativa e de 10% do PIB municipal atrelados às indústrias criativas, em 2014, a nada menos que 20%, em ambos os indicadores, até 2030.
O Workshop Internacional Design & Distritos Criativos foi uma excelente oportunidade para desvendar a lógica e a prática desse universo de transformações que ainda estão em curso em Buenos Aires.



245_apresentacaoA1.pdf



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: