Instituto Pensar - Associa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mulheres%20Empreendedoras%20do%20Brasil%20empreende%20e%20gera%20emprego%20e%20renda%20com%20Jogos%20Ol%C3%ADmpicos

Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil empreende e gera emprego e renda com Jogos Olímpicos

Foto:  Fabio Gonçalves / Agência O Dia

Em tempos de competições, não falta fôlego à Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (Amebras). De olho no momento ímpar para geração de renda e criação de oportunidades na Cidade com os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, a instituição investiu em diferentes ações que abriram mercado de trabalho a profissionais variados, artesãos e pequenos empreendedores fluminenses, muitos deles qualificados pela Amebras. A decisão da presidente Célia Domingues se mostrou estratégica no fomento da economia criativa do Rio de Janeiro, como comprovam, por exemplo, o vai e vem ao stand da Boutique do Carnaval no Boulevard Olímpico, ou o burburinho dos voluntários dos Jogos em busca das costureiras da Associação, no centro  de distribuição de uniformes, na Cidade do Samba, para ajustes de seus trajes.

- Estou achando maravilhoso fazer isso. É uma forma de participar da festa e uma oportunidade de ganhar algum dinheiro até a chegada dos preparativos para o próximo Carnaval - atesta a costureira Diná Gomes dos Santos, uma das profissionais convocadas pela Amebras para fazer ajustes nos uniformes dos voluntários. O trabalho é resultado de contrato fechado pela instituição com o fabricante das roupas. 
 
O ajustamento dos uniformes e a instalação da Boutique do Carnaval no Boulevard Olímpico se unem a outras iniciativas não menos importantes: a abertura de mais dos pontos da Boutique - um no Aeroporto Santos Dumont e outro no Hotel Ibis do Shopping Nova América; a renovação da parceria de 'ouro' com a carnavalesca Rosa Magalhães, para quem a Amebras confeccionou os figurinos da cerimônia de encerramento da maior festa esportiva do planeta; o lançamento de novos produtos com as marcas das Escolas de Samba licenciadas pela Amebras, como a Linha Favela, da Mangueira, que traz camisetas, bolsa, toalha, nécessaire e lenço feminino com estampa do morro onde a Verde e Rosa nasceu; e da camiseta do enredo de 2017 da Estação Primeira.

A Associação também abriu frente para o comércio internacional dos produtos handmade de nossos artesãos e pequeno empreendedores ao participar, durante o período olímpico, de exposição, na Associação Comercial do Rio de Janeiro, com linha especial de peças que vão integrar catálogo que será entregue ao Ministério das Relações Exteriores para distribuição em outros países.
 
- O Rio de Janeiro, que tanto amamos, está renascendo aos olhos do mundo com as Olimpíadas. E é fundamental aproveitar essa oportunidade para mostrarmos nossa economia criativa, o talento de nossos profissionais. E, claro, gerar renda e trabalho às famílias fluminenses, especialmente em tempos de crise como os que estamos vivendo. E a Amebras está fazendo isso, empreendendo e criando oportunidades para todos empreenderem - afirma Célia Domingues.
 
Para se ter ideia do circuito econômico que as iniciativas da Amebras propiciam basta observar números básicos do consumo de alguns materiais gastos, por exemplo, na confecção dos figurinos de Rosa Magalhães para a cerimônia de encerramento das Olimpíadas: 8 mil metros de linhas e fios; 1.500 quilos de cola; 18 mil metros de tecido e 960 metros de espelho. O material foi trabalhado por aderecistas, costureiras, chapeleiros, peruqueiros, entre outros profissionais convocados para a execução dos trajes. Ao contingente se unem as costureiras responsáveis pelo ajuste dos uniformes, além dos artesãos e pequenos empreendedores que têm suas produções compradas.

Fonte: Redação Carnavalesco



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: