Instituto Pensar - Bahia%20Fica%20em%207%C2%B0%20Lugar%20no%20Ranking%20de%20Cidades%20mais%20Competitivas%20do%20Turismo%20Nacional

Bahia Fica em 7° Lugar no Ranking de Cidades mais Competitivas do Turismo Nacional

Lançado neste mês, o estudo analisa 65 destinos turísticos brasileiros entre capitais e municípios. Todos foram avaliados em 13 dimensões e 60 variáveis que influenciam a atividade turística-infraestrutura, serviços, políticas públicas, entre outros. O estudo aponta pontos fortes e fracos e reconhece ações que desenvolvem regiões e servem de exemplo.

Em sua coluna no Jornal Correio da Bahia, Armando Avena comentou sobre o resultado do estudo, no qual Salvador ficou em 7º lugar, praticamente empatada com Recife, destacando que a maior vantagem de Salvador no âmbito do turismo é sua capacidade de produzir cultura. Por sinal, semana passada, a Unesco escolheu a capital como a Cidade da Música, colocando-a entre as 47 cidades escolhidas em 2015 para fazer parte da rede mundial de economia criativa. Avena menciona ainda que a cidade teve a maior nota nesse item também porque aderiu ao Sistema Nacional de Cultura, mantém um calendário de festas e eventos tradicionais importantes, conta com uma lei municipal de incentivo à cultura e projetos elaborados em parceria com o estado. Por outro lado, teve pontuação ruim em alguns itens como atuação na área de Marketing e Promoção do Destino, o que estabelece a necessidade urgente de um plano estadual e municipal de marketing e promoção do turismo, inclusive com estratégias de promoção digital.

O que se pode concluir é que o estudo reitera que Salvador é uma cidade com vocação explícita para as atividades criativas e para a especialização em lazer, cultura, turismo e entretenimento. E é nestes itens que devem ser focados os esforços.

Fonte: ASN
(Tabela: Revista Bahia)



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: