Instituto Pensar -

"Cidades Criativas", Palestra Ministrada por Ricardo Mucci Durante Encontro do PSB Ba

"Cidades Criativas", foi o tema da palestra realizada durante encontro do PSB Ba, no dia 11 de dezembro, por Ricardo Mucci. O evento apresentou os futuros candidatos a prefeitos do partido para 2016. O PSB é o primeiro e atualmente único partido que tem a economia criativa em seu projeto nacional.

Mucci afirmou que diante da atual crise que o país atravessa, a economia criativa deve ser mais do que nunca estimulada. Reiterou, inclusive a informação que Domingos Leonelli, presidente do Instituto Pensar, havia colocado na abertura do evento, de que a economia criativa é um dos setores que mais gera empregos atualmente e que tem salários mais competitivos que os da indústria.

Para Mucci, "cidade criativa é o espaço onde a criatividade, a inovação, a cultura e o governo se unem para potencializar vocações locais/regionais e produzir desenvolvimento socioeconômico. A cidade criativa aplica o conceito de forma transversal, através da inclusão do governo, serviços públicos, atividades econômicas, espaços urbanos, educação, cultura e população".  Como exemplos de cidades criativas no Brasil ele apresentou, Paraty/Rj, Gramado/Rs, Bonito/Ms, Embú das Artes, Campinas, Campos do Jordão/Sp, outras.

Em relação à Bahia, Ricardo salientou que cultura, turismo e gastronomia são também fortes componentes da atividade econômica e não apenas a indústria, agropecuária e minérios. Além destas informações, apresentou algumas ideias que podem ser adotadas ou reinventadas.

O encontro aconteceu em Salvador, na seda da UPB (União dos municípios da Bahia), no Centro Administrativo e contou com a presença dos presidentes nacional, Carlos Siqueira e estadual, Lídice da Mata, além de deputados federal, estadual, vereadores e prefeitos.



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: